O que é Coaching?

Coaching não é apenas um modismo, mas um poderoso processo de desenvolvimento de pessoas que, quando usado com responsabilidade e seriedade, pode trazer enormes benefícios para o líder, para a equipe e para as organizações. Entre esses benefícios, destaco alguns essenciais como o autoconhecimento e o aumento da autoconfiança, que estimulam o empoderamento do coachee (cliente), com base em suas reais capacidades. Como resultado desse empoderamento, ocorre o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências de trabalho em equipe, a ampliação da própria capacidade de liderança, a gestão de mudanças e a administração de conflitos. Consequentemente, as empresas se beneficiam com o aumento da produtividade, oportunizando melhor qualidade de vida para seus colaboradores; objetivos mais claros; maior senso de responsabilidade pela própria vida e pela vida dos outros; equilíbrio; foco; disciplina e muitos outros.

Coaching é a atividade que ajuda as pessoas a atingirem resultados extraordinários por meio de um processo que evoca, promove e encoraja o desenvolvimento de competências e comportamentos para o atingimento de metas específicas, com foco em ação, resultado e melhoria contínua” Marco Fabossi.

Existem informações diferentes em relação à origem da palavra coaching, contudo, a mais popular é que o termo coaching tenha nascido no francês antigo, com significado de “um veículo de transportar pessoas de um lugar para outro”, ou seja, carruagens. Portanto, um coachcomo o condutor de uma carruagem – o famoso “cocheiro” –, tem, como principal responsabilidade, ajudar e conduzir pessoas para lugares aos quais, sozinhas, não conseguiriam chegar, levando-as mais longe e mais rápido. Com esse mesmo sentido, o termo coach é usado no mundo dos esportes para designar o treinador de atleta ou atletas (time).

Coaching não é algo que acontece às pessoas, mas por meio das pessoas: o coach é apenas o responsável por despertar e dirigir o potencial intrínseco do ser humano.

Por fim, o coaching ajuda as pessoas a descobrirem seu verdadeiro potencial, levando-as à consciência de onde estão e aonde querem e podem chegar, direcionando-as para planos de ação específicos a fim de conquistar o que desejam. Parafraseando a conhecida explicação de Michelangelo sobre a beleza de suas obras – “Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas retiro o excesso de mármore” –, coach é aquele que trabalha em parceria com as pessoas, para descobrir e desenvolver o máximo potencial delasisso porque acredita que, dentro de cada ser humano, existe uma obra de arte inacabada e um grande potencial inexplorado.

 

Autora: Cristina Maia Mendes

By | 2017-07-24T15:47:21+00:00 julho 24th, 2017|Maio|0 Comments