É conhecida a história da borboleta que se esforça para sair de seu casulo, sob o olhar atento de um homem que, ao ver a luta da borboleta resolve ajudá-la, cortando um pedaço do casulo que impedia sua saída. Porém, algo estranho acontece e a borboleta fica com seu corpo inchado e as asas mirradas e enroladas, não sendo capaz de voar, passando assim o resto de seus dias a se arrastar.
O que o homem, com toda sua boa vontade não sabia, era que o casulo apertado e a luta da borboleta para passar por aquele pequeno buraco era a forma que a natureza encontrou para expandir o fluído do corpo da borboleta para suas asas, preparando-a para voar.
O que essa história da natureza tem a ver com o processo de COACHING?
Em primeiro lugar mostra que, desafios, barreiras e dificuldades podem ser úteis para nos empoderar, ensinar, estimular e desenvolver nosso potencial. Segundo que, o papel do COACH (profissional qualificado que faz coaching) frente ao COACHEE (cliente) não é o de cortar parte do casulo, fazendo pelo outro. O respeito e o apoio dentro de uma relação de parceria são fundamentais para o alcance de bons resultados. O coach colabora na procura de soluções.
A palavra COACHING está relacionada com a atividade de treinador, técnico de esporte que estimula o atleta a alcançar a sua melhor performance e, nas últimas décadas, foi utilizada também no mundo empresarial. Coaching “é um processo para facilitar a aprendizagem, o desempenho e o desenvolvimento de outras pessoas, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejados” (Rosa Krausz).
É uma forma das pessoas se manterem curiosas, vivas e com o desejo de crescerem cada vez mais. Nesta relação de parceria, o coach auxilia o cliente a expandir e aprofundar sua capacidade de aprender, de aperfeiçoar seu desempenho, melhorar o que já tem, alcançar autonomia e se reinventar pessoal e profissionalmente, ou seja, assumir responsabilidades por suas escolhas.
Neste processo, o coachee vai lidar com problemas e/ou desafios específicos, focando a mudança e os resultados desejados, aprendendo a levantar opções de comportamentos e ações possíveis, focado no “como” fazer.É um processo interativo e sistemático cujo propósito é produzir mudanças e resultados transformadores ao expandir a conscientização pessoal como geradora de mudança grupal e organizacional.
O coaching tem como objetivo contribuir com pessoas, equipes e empresas independentemente de cargos ou estrutura organizacional. A necessidade de coaching surge no mundo corporativo porque habilidades relacionais estão cada vez mais requisitadas. É preciso revigorar constantemente o comportamento e o estilo de trabalho das pessoas envolvidas com a obtenção dos resultados organizacionais.
A necessidade de coaching pode ainda estar ligada ao desenvolvimento de liderança, habilidades para as relações de poder, gerenciamento para o crescimento, lapidação da personalidade e construção de segurança. Coaching difere de terapia por abordar a busca de soluções e não os problemas, trabalhar as forças das pessoas e não suas fraquezas e focar as questões da realidade empresarial.
É um processo com início, meio e fim, onde metas são definidas, estabelecendo-se uma relação de comprometimento com resultados e responsabilidades compartilhadas entre coach e coachee. O aprendizado acontece para ambos. É um autêntico processo de parceria.
Autoras:
*Kátia Marcos Gomes – KFK Consultoria em Recursos Humanos
*Fumika Watanabe Ribeiro – KFK Consultoria em Recursos Humanos
*Lucineide Bocato – Incorporate Gestão Estratégicas de Pessoas
*Maria Cristina Maia Mendes – Maia & Mendes SS Ltda.
*Vera Lucia de Moraes Lima – Maia & Mendes SS Ltda.
** Todas com curso de formação em Coaching Executivo e Empresarial pela ABRACEM, ministrado pela Dra. Rosa Krauz, Full Member da WABC – World Wide Association of Business Coaches. ABRACEM Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresaria l- www.abracem.org.br